terça-feira, 2 de outubro de 2007

Mídia Alternativa - Espaço para os excluídos?

Segundo a Wikipedia, ciberativismo é uma forma de ativismo realizado através de meios eletrônicos, como a informática e a internet. Na visão dos que o praticam, o ciberativismo é uma alternativa aos meios de comunicação de massa tradicionais, permitindo-lhes ‘driblar’ o monopólio da opinião pública por estes meios, ter mais liberdade e causar mais impacto, ou é apenas uma forma de expressar suas opiniões. Ou seja, é promover a interação de forma nunca antes experimentada entre políticos e cidadãos brasileiros através da livre manifestação de nosso contento ou indignação.

Essa nova forma de mídia surge de uma insatisfação com a mídia corporativa, os grandes meios de comunicação. Essa mídia tem baixo custo e necessita de baixa tecnologia. Assim, ela trás mais possibilidade e acessso aos pequenos, decorrência de sua abrangência.

Felizmente ou infelizmente sempre que uma mídia menor apresenta um recurso interessante, a grande mídia tende a se apropriar disso. Como exemplo podemos citar, a linguagem. Normalmente, a linguagem usada pela a mídia alternativa é de entendimento mais fácil.

Alguns movimentos sociais já se utilizam dessa nova ferramenta, como o jornal Brasil de Fato que foi lançado no Fórum Social Mundial de Porto Alegre, em 25 de janeiro de 2003. Possuindo inclusive, seu próprio site. Além dele também existe o site do Centro de Mídia Independente.


Mídia Alternativa - Segunda Parte

Nenhum comentário: