terça-feira, 13 de novembro de 2007

Feira de Fátima reúne trabalho e lixo

Feira que já existe há 50 anos não tem preocupação em tratar da questão da limpeza

Segundo os feirantes mais antigos, a Feira do Bairro de Fátima existe há mais de 50 anos, sendo realizada todas as quartas-feiras. Nela, encontramos flores, peixes e carnes, frutas e verduras, doces e ovos, condimentos e até roupas.

Durante a visita, a redação percebeu que cascas de frutas, frutas estragadas, entre outras coisas, ficam jogadas no meio da rua. Os feirantes não recebem da prefeitura nenhum contêiner para colocar o lixo e alguns não têm mesmo a preocupação de deixar o local limpo. No entanto, isso é comum em outras feiras existentes pela cidade.

Devido à sujeira e o mau cheiro produzido pelo o acúmulo de lixo, o dono do quiosque que fica vizinho à feira reclamou com a prefeitura o descaso que a Emlurb tem com o recolhimento do lixo no local. Segundo a vendedora Márcia Braga, que trabalha há cinco anos no quiosque, a feira não possui recolhimento próprio, sendo feito a limpeza nos dias que os caminhões passam no bairro, ou seja, na terça-feira, na quinta-feira e no sábado. Nesse caso, o lixo acumulado ficaria nas ruas até um dia depois da feira

Apesar de tudo isso, a feira ainda é fonte de renda para muito trabalhadores. Como ela é itinerante, passando todos os dias por bairros diferentes, eles acabam trabalhando durante toda a semana. O custo maior que têm é com transporte. Para quem não tem carro que leve suas mercadorias para o bairro do próximo dia, é necessário pagar um taxa que varia entre R$60,00 à R$70,00.




Para Francisco Evaristo, que está na feira há 20 anos, o trabalho forte compensa, pois é do lucro das vendas que ele tira o dinheiro para pagar o colégio dos filhos e as outras despesas da casa, embora, ele admita que nem sempre consegue pagar todas as contas em dia. Segundo ele, que nasceu em Canidezinho, o lixo é recolhido no mesmo dia.

Um dos feirantes mais antigos, João Rodrigues, mais conhecido como Dão, trabalha há 45 anos na feira. Para ele, a idéia de barracas padronizadas não funcionaria, pois elas precisam ser desmontadas facilmente devido ao seu transporte diário. Dão, considera a sua barraca limpa, mesmo com lixo no chão e reclama de alguns feirantes que não preservam as barracas.

De acordo com o gari Silvan Mendonça, que trabalha exclusivamente na feira há um ano, o caminhão de recolhimento só passava dois dias depois. Ele começa a limpeza da feira e do seu entorno às 12 horas e fica até às 16h30. Silvan usa apenas um pequeno contêiner para transportar o lixo até a esquina da feira, onde ele fica entulhado, até o caminhão passar. Para ele, os feirantes estão sujando cada vez mais a rua. Nas suas contas, antigamente ele usava 70 sacos de lixo de 50 litros, no entanto, essa quantia não é mais suficiente. O próprio Silvan não se preocupa em colocar o lixo dentro de um saco, deixando-o ao léu.


Mais informações:
Ipem discutirá a organização de feiras livres
Prefeitura tem projeto piloto para modernizar as feiras


quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A Evolução da Convergência

A convergência de uma certa forma sempre existiu nas nossas vidas. É comum que aparelhos que fazem sucesso com o público fundem-se para ganhar notabilidade. Um dos primeiros há fazer isso foi o combo de TV e Videocassete também conhecido como, canguru. Atualmente o videocassete foi substituído pelo DVD na dupla.

Como já uma coisa usual para nós, costumamos pensar que o computador já possui a internet. No entanto essa é uma convergência que modificou eternamente o cotidiano das pessoas. É difícil pensar um mundo sem computador e internet. Dificilmente uma convergência ganhará em importância para essa.

O Celular pode ser suporte para outros recursos como se tornar um aparelho de mp3 ou uma câmera digital (há cada dia que passa as empresas de celulares está investindo na qualidade da imagem desse segmento do celular). Em alguns a pessoa pode acessar a internet ou até mesmo assistir televisão.

Porém, a última convergência é o Iphone, um smartphone desenvolvido pela Apple Inc. com funções de Ipod, câmera digital e internet. A sua tela é sensível ao toque e ele está em constante evolução.

Para saber mais sobre convergência:
Uma nova realidade: a convergência
TV Digital